quarta-feira, 16 de maio de 2012

Operações policiais reduzem em quase 50% homicídios

A região de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, que envolve dez municípios, apresentou uma diminuição de 46% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro trimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado positivo, de acordo com o delegado da 8ª regional, Marcos Vinícius Azevedo, é consequência, principalmente, da realização das operações Laços de Sangue I e II e Resgate, que aconteceram entre os meses de setembro do ano anterior e janeiro deste ano. 


No primeiro trimestre de 2012, foram registrados sete casos de CVLI nos dez municípios que compõem a região, enquanto nos mesmos três meses do ano passado foram 13. Em Belém do Brejo do Cruz, Jericó, Bom Sucesso, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz não aconteceu nenhum homicídio este ano. Em Brejo do Cruz e Brejo dos Santos aconteceram dois crimes dessa natureza.


Para combater a criminalidade na área, a polícia da Paraíba voltou as atenções no ano passado para a cidade de Catolé do Rocha, situada a 411 km de João Pessoa, que vinha registrando altos índices de homicídios relacionados principalmente a uma rixa de famílias que durava décadas. Depois da realização das operações de grande porte, a polícia conseguiu uma redução de 66% no número de CVLI no município que no primeiro trimestre deste ano teve dois homicídios, enquanto de janeiro a março de 2011 somou seis.


"Na cidade havia um problema histórico entre as famílias Veras, Oliveira e Suassuna, que teriam cometido pelo menos 64 homicídios ao longo de 20 anos na região”, lembra o delegado municipal, Homero Perazzo Filho. Durante as operações Laços de Sangue I e II, 21 membros dos clãs foram presos. Em janeiro deste ano, por sua vez, durante a operação Resgate foram cumpridos 24 mandados de prisão. Também foram apreendidas 31 armas, 41 pedras de crack e R$ 100 mil em dinheiro.


Com o objetivo de reduzir ainda mais o número de CVLI na região, este ano o foco das ações policiais será o município de São Bento, localizado a 375 km de João Pessoa. "Nosso trabalho será intensificado na cidade que teve cinco homicídios no primeiro trimestre”, revela o delegado regional. De acordo com Marcos Azevedo, diferente de Catolé do Rocha, onde os homicídios estavam relacionados principalmente à prática de pistolagem (crime por encomenda), em São Bento os crimes com morte estão ligados ao tráfico de drogas.

pbagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não nós responsabilizamos pelos os comentários aqui postados.