segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma e Obama trabalham por fim da exigência de visto para turistas

Presidentes do Brasil e EUA se reuniram hoje na Casa Branca, em Washington

A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeram nesta segunda-feira (9) a “trabalhar” para que brasileiros e norte-americanos não precisem mais de visto para viajar de um país para o outro. O acordo foi fechado durante reunião entre os dois líderes na Casa Branca, em Washington, capital norte-americana.

A informação foi confirmada por meio de comunicado oficial, divulgado de forma conjunta entre Brasil e EUA. Segundo o texto, na reunião, Dilma e Obama decidiram “estreitar colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável”.

Além disso, os dois presidentes também conversaram sobre o Global Entry, programa-piloto que tem o objetivo de acelerar a entrada de turistas classificados de “baixo risco” em 20 aeroportos americanos, como de Miami e Nova York.

Eles são aprovados pela alfândega americana e pela Polícia Federal brasileira, após a verificação de antecedentes criminais feitas pelos dois países.

Obama também aproveitou a ocasião para recordar sua instrução de que, por meio deste programa, seja acelerada em 40%, nesse ano, a capacidade dos EUA de processar vistos no Brasil. Por conta disso, o Departamento de Estado norte-americano anunciou, mais cedo, a intenção de abrir novos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não nós responsabilizamos pelos os comentários aqui postados.