sexta-feira, 20 de abril de 2012

UFGC DESENVOLVE LEITE DE AMENDOIM PARA COMUNIDADES NA PARAIBA

Extrato rico em proteína vegetal é alternativa barata ao leite animal. Bebida pode ser feita em casa e misturada com frutas; veja passo a passo.

 

Uma pesquisa desenvolvida durante três anos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pretende levar à mesa dos paraibanos um produto diferente: uma espécie de 'leite' produzido à base de amendoim. A bebida rica em proteína vegetal foi pensada para surprir a alimentação de moradores de comunidades carentes e para distribuição em merenda escolar, além de servir como alternativa para quem tem intolerância à lactose, assim como é feito com a soja.

O extrato de amendoim foi resultado de um trabalho feito no laboratório de Engenharia Agrícola da UFCG e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o professor Francisco de Assis Almeida, que coordenou as pesquisas, a ideia nasceu de encontros com agricultores das cidades de Patos, Itabaiana e Sapé, que concentram a maior produção de amendoim da Paraíba. Agricultores de subsistência de Pernambuco, principalmente do município de Pau d'Alho, também deram sugestões.

O objetivo era agregar valor ao alimento e criar um produto que pudesse ser comercializado. Outra preocupação era o aproveitamento da leguminosa para enriquecer a alimentação das comunidades, principalmente de crianças.

A engenheira agrícola Niédja Marizze Alves, que participou da pesquisa durante seu doutorado, é uma das defensoras dos valores nutricionais do leite de amendoim. Apesar de não substituir o leite de origem animal, como o de vaca e o de cabra, o extrato líquido é barato, custa R$ 0,60 o litro, e possui alta qualidade. Segundo ela, previne doenças cardiovasculares e ajuda na redução do colesterol. “A bebida tem um percentual grande de lipídios, mas, ao contrário do que as pessoas pensam, são gorduras insaturadas que fazem bem”, explicou.
 
Sabor aprovado
Além das propriedades terem sido analisadas em laboratório, o sabor foi testado por provadores credenciados. São alunos da disciplina 'Análise Sensorial', do curso de Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Segundo Francisco de Assis, foram avaliados quesitos como aroma, sabor, cor e textura. Na classificação de 0 a 9, a bebida recebeu a média 7. Provadores não credenciados também participaram da pesquisa e classificaram o leite com os conceitos 'bom' ou 'muito bom'.

A durabilidade do produto também foi considerada boa. O professor diz que os sacos de leite podem ser mantidos por até cinco dias em ambiente refrigerado. A bebida pode ser consumida pura, mas uma opção para deixá-la mais saborosa é misturar com frutas da região no liquidificador, como goiaba e umbu.
Opção para a merenda escolar
A bióloga Esther Albuquerque também participou do desenvolvimento da receita durante sua dissertação de mestrado. Conforme a pesquisadora, o próximo passo é testar o leite de amendoim com crianças. Se a bebida for aprovada, a expectativa é de que seja fornecida na merenda escolar. A previsão do tempo que isso levaria para acontecer, no entanto, ainda não foi calculada. Isto porque os testes ainda serão continuados na próxima fase da pesquisa.
 
Prove em casa
No laboratório, o grupo de pesquisadores utiliza uma máquina chamada de 'vaca mecânica' para preparar a bebida. “O instrumento possibilita a produção do extrato que vai proporcionar o preparo da bebida. A 'vaca mecânica'funciona como um liquidificador que irá triturar os grãos, que, depois de filtrados, resultarão nos resíduos e no extrato de amendoim que passará por um processamento térmico”, explica Niédja Marizze.

Apesar da tecnologia usada na universidade, é possível produzir o leite de amendoim em casa. Confira abaixo os passos necessários para a preparação de 1 litro da bebida:

- Lave bem 125g de amendoim cru e sem casca até a água ficar limpa;
- Cubra as sementes com água e deixe de molho por 8 a 10 horas em temperatura ambiente;
- Em seguida, lave bem as sementes e as leve ao fogo com água. Assim que levantar fervura, deixe descansar por cinco minutos;
- Leve o amendoim já branco ao liquidificador, adicionando 1 litro de água nova;
- Triture bem e use um coador para separar o extrato dos resíduos. Caso o produto não seja usado de imediato, aqueça por 10 minutos e mantenha em geladeira
 
 addmissaocuitepb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não nós responsabilizamos pelos os comentários aqui postados.